• Imagem cabeçalho site do MPE

Notícias

23/04/2020 21:04

PROVIDAS: tecnologias para a proteção de trabalhadores de saúde face a pandemia da Covid-19

O projeto PROVIDAS: tecnologias para a proteção de trabalhadores de saúde face a pandemia da Covid-19, iniciado em Marco de 2020 por iniciativa da Pro reitoria de Pesquisa e Pós graduação (PPPG), e encontra-se sob coordenação dos professores Evanilda Carvalho e Jeidson Marques ambos do Departamento de Saúde. Tem como objetivo geral, desenvolver, distribuir e avaliar o uso de tecnologias para a proteção de trabalhadores de saúde face a pandemia do Covid-19, com fins de redução da propagação do vírus, e redução da vulnerabilidade dos trabalhadores da linha de frente do cuidado ao indivíduos suspeitos e/ou adoecidos.

Esta proposta envolve ação e pesquisa, nesse sentido segue os métodos de Pesquisa com intervenção,estudos metodológicos com a elaboração de material instrucional e estudos qualitativos. 

A proposta que envolve 30 voluntários, sendo eles docentes, discentes e servidores técnicos da UEFS vinculados aos departamentos de Saúde e de Física, e prevê a confecção de dispositivos para aplicação de barreiras respiratórias e de contato, vídeos educativos, protocolos de cuidado, protocolos de desinfecção do material de proteção, protocolos de descarte dos dispositivos de proteção.

A pretensão da equipe é de que a proposta alcance os trabalhadores da saúde que manejam materiais no processo de coleta de material, diagnostico, cuidado à pessoa adoecida nos serviços de urgência e emergência, manejo de material contaminado nas unidades de desinfecção e esterilização, serão incluídos profissionais que atuam no manejo de corpos (cadáveres) a exemplo de maqueiros e trabalhadores da policia técnica. 

Até o momento já foram contempladas as Unidades de SAMU, Departamento de Policia Técnica, Setor deVigilancia Epidemiologica, Policlínicas, UPAs e Unidades Basicas de Saúde. A equipe acompanha a evolução da pandemia ao mesmo tempo em que organiza por classificação de risco as unidades prioritárias para a distribuição dos protetores até que todas unidades sejam alcançadas.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.